05 Formas Simples e Práticas de utilizar as tecnologias na educação infantil!

Como usar as Novas Tecnologias para ajudar na Aprendizagem das Crianças na Educação Infantil?

 

As crianças podem e devem fazer uso das tecnologias na educação infantil. Na sociedade da informação a tecnologia está muito acessível as crianças, que demonstram algumas habilidades em seu manuseio desde muito pequenas. 

Nesta primeira imagem são os meus alunos da Educação Infantil. Resolvi usar o software educativo Gcompris para estudar e conhecer um pouco sobre os animais. Confesso que foi uma experiência maravilhosa com os pequenos, eles amaram!

Como integrar a tecnologia na Educação Infantil?

05 Maneiras simples e práticas:

  1. Computador durante as aulas: Uma forma simples e prática é levar o computador para a sala de aula. Levo meu notebook e com ele os jogos educativos que servem de apoio e ajudam a promover habilidades de memória e concentração nas crianças. Os desafios que são impostos pela tecnologia levam os pequenos a desenvolverem  também a capacidade de resolução de problemas e, com isso,  melhora a aprendizagem dos mesmos. 
  2. Leve um gravador de som para a sala. As crianças adoram ouvir músicas, sem falar que  sempre é um momento super prazeroso para elas. “A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. (revista Nova Escola)
  3. Jogos educativos do Gcompris. Você procura na internet o software  e faz o download para seu notebook. Em seguida é só trabalhar com as crianças. O GCompris é uma suíte educacional que inclui uma grande quantidade de  jogos didáticos para crianças com idade entre 2 e 10 anos. O software possui também aplicativo para baixar no celular, já baixei e usei com crianças do infantil 05 e foi um sucesso. São 100 atividades divididas em mais de sete categorias que podem ser escolhidas de acordo com a idade da criança.
  4. Ouvir histórias é desenvolver o imaginário da criança, a linguagem oral e escrita, entre outros fatores:. Leve a caixa de som ou mesmo um gravador para sua sala de aula. Algo que gosto de fazer também é levar histórias para as crianças ouvirem. No Youtube você encontra várias histórias para crianças. Geralmente  vou baixando e depois ponho em meu pendrive.
  5. Faça uso do projetor!  Se a sua escola tem um projetor (data show) faça uso dele. Em alguns momentos  levo o data show para a minha sala de aula e vejo vídeos de curta duração como as “Contações de Histórias” que você pode baixar no Youtube ou filmes curtinhos também, é ótimo trabalhar com esse recurso. 

Confira um vídeo em meu canal no Youtube usando o aplicativo do Gcompris no celular: 

Jogo Educativo para Crianças – Gcompris

 

No Youtube você encontra:

Contação de Histórias: Contos de Fada da Gigi:

Exemplos; Rapunzel, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, entre outras histórias.

https://www.youtube.com/channel/UCpuByUxQHRl_dV8Ci5eRkxQ

Se você gostou deste post e das sugestões de vídeos, deixe um breve comentário, assim eu vou saber se estou indo no caminho certo.

Grande abraço e obrigada!

Elaine

Professora, Empreendedora e Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital.
Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

2 Comentários

  1. MARIA DE JESUS ROCHA SANTOS

    Parabéns ELAINE.

    • Obrigada querida Maria de Jesus, fico feliz com a sua visita aqui no blog!!
      Forte abraço amiga,
      bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *