Professores que Inspiram – Práticas Educativas com os Blogs

 

É com grande alegria que hoje compartilho aqui neste blog, mais uma experiência inspiradora sobre blog pedagógico. Apresento a você a entrevista que fiz com a professora e historiadora Isabel Aguiar.

Experiências com Blogs Pedagógicos:

Primeira entrevista:  

Professora Isabel Aguiar:

O QUE MOTIVOU VOCÊ A CRIAR UM BLOG PEDAGÓGICO?

Eu percebi a necessidade de me aproximar dos alunos através da tecnologia e achei o blog uma ferramenta interessante. Aprendi a fazer sozinha observando sites e vídeos que ensinam a fazer blog. Comecei a disponibilizar o conteúdo ministrado em sala no blog e informar aos alunos para que eles acessassem.

O acesso era difícil para alguns, então solicitei à coordenação da escola a utilização do laboratório de informática. Levava os alunos para lá durante as minhas aulas. Nesse escola específica, eu dava aulas para ensino médio. Era uma escola pública estadual. Eu dava aulas em três turnos e no turno da noite havia pessoas idosas que nunca tiveram contato com computador. Então o blog ajudou na inclusão dessas pessoas no mundo digital.

EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS COM O SEU BLOG:

Em uma segunda escola, havia lousa digital na sala, então eu comecei a acessar o blog através da lousa e dava a aula por lá mesmo.

E até hoje faço isso. Organizo a aula no blog, e quando chego em sala acesso o blog pela lousa digital. No caso das escolas que não tem lousa eu procuro acessar no laboratório de informática. E se isso também não for possível, eu peço que os alunos vejam em casa.

No caso do aluno acessar em casa, o percentual de acesso não é o desejável pois muitos alegam que estão sem internet, ou que estão de castigo e os pais n permitem acessar internet.

Com o advento do celular, torna muito mais fácil, pois eles podem acessar pelo celular em qualquer lugar usando Wi-fi. Eles têm grupos no Whatsaap e repassam os links do blog ou fazem print das páginas.  Já se tornou uma cultura entre meus alunos o uso do blog na escola em que trabalho atualmente. Recebo e-mails frequentes de estudantes de História que utilizam o blog no estágio. Também recebo e-mail de professores de vários lugares do Brasil pedindo dicas ou parabenizando.

QUE DICAS VOCÊ DARIA AOS PROFESSORES?

 As dicas para os professores são: Aprenda a gostar de tecnologias, reserve um tempo para pesquisa e organização das aulas, saiba que vai levar tempo e trabalho para fazer as postagens. As postagens devem ser frequentes, não adianta fazer o blog e deixar lá parado. Ao menos uma vez por semana o professor deve postar algo sobre os assuntos estudados ou algo que seja de interesse de alunos e até mesmo outros professores.

No meu caso eu faço por amor, porque amo meu blog. Para mim, postar no blog é como comer chocolate, é um prazer. Acho que por isso tem dado certo.

Cada professor deve encontrar algo que lhe dê prazer em trabalhar. Se não for blog, pode ser celular, ou redes sociais… contanto que eles se aproximem dos alunos . Desde o início do blog, já fiz várias alterações no visual. Uma dica importante é pensar na cor de fundo da página , para que não fique cansativa a leitura. Utilize também muitas imagens , vídeos, para que não fique chato com muito texto. Os jovens não gostam de textos longos.

Outra dica, é pontuar os fatos estudados. Ao invés de fazer parágrafos enormes , faça citações, escreva frases, palavras -chave, destaque as palavras, frases… É uma espécie de trabalho jornalístico voltado para o público alvo, que no meu caso são adolescentes. Antes de postar vídeos, lembrar de assistir antes, para evitar problemas de censura  isso já aconteceu uma vez). Evitar copiar e colar textos prontos pois pode trazer vírus para a página e dar problema no computador do usuário. No meu caso eu procuro caminhar junto ao livro didático da turma. Uso a mesma linguagem.

Informação Importante:

Hoje os pendrives estão se tornando obsoletos e podem levar vírus, então quando o conteúdo já está no blog , fica mais prático e rápido. De uns tempos pra cá também tenho postado as aulas em duas versões: versão texto e imagens no blog e versão power point (slides). Então na hora de explicar , vejo o que é melhor para o momento. Os slides ficam disponíveis para baixar, então outros professores podem ter acesso. Ou seja, estamos dividindo informações com outros colegas. Então o blog é ótimo para a troca de saberes. Só peço que ao utilizarem o meu trabalho publicado no blog, que deem os devidos créditos. Penso em breve, patentear o serviço, afinal de contas , é um trabalho sério que exige tempo e dedicação.

Gostou desta experiência inspiradora e interessante da professora Isabel? Então se puder, deixe registrado aqui nos comentários ou compartilhe esta experiência com seus amigos e nos ajude a expandir mais o conhecimento sobre Blogs Pedagógicos. 

Se tem interesse em aprender mais, escreva nos comentários, ok?

Responda as perguntas deste Quiz, clique no link abaixo!

http://bit.ly/2wl8xWf

Blog da professora Isabel Aguiar!

 

Elaine

Professora, Empreendedora e Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital.
Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *