Como criar um blog Pedagógico

 

professor

Olá, tudo bem?

Hoje vamos conhecer e aprender um pouco sobre o mundo da blogosfera. Vamos entender por que é importante o professor ter um blog pedagógico e os passos para criar essa ferramenta de ensino.

O fato é que os blogs já deixaram de ser meros “diários virtuais de adolescentes”, para se tornarem redes de ensino e aprendizagem.  No mundo corporativo, por exemplo, as empresas criam blogs para interagir com os clientes e divulgar seus produtos e serviços.

Na Educação, os professores podem utilizar os blogs para infinitas possibilidades, veja algumas:

12 Motivos para o Professor criar um Blog:

  1. Compartilhar informações com os alunos;
  2. Construir textos coletivos;
  3. Organizar pesquisas sobre os assuntos vistos em sala de aula tais como: sites, vídeos, imagens, músicas, textos e slides;
  4. Publicar material didático (textos informativos, revisão com exercícios, notícias da mídia, apostilas, artigos, questionários, atividades com o Google drive, etc);
  5. Estimular a expressão de pensamentos e ideias;
  6.  Integrar atividades lúdicas como jogos educativos;
  7. Converter o professor em autor, e os alunos em seus leitores;
  8. Proporcionar a realização de provas e exercícios online;
  9. Estimula a participação da turma utilizando diferentes linguagens;
  10. Criar um espaço de interação entre professor e aluno através de diálogos por meio dos comentários;
  11. Proporcionar uma aprendizagem colaborativa entre professor e aluno
  12. Socializar experiências e produções dos alunos.

07 Blogs para inspirar e entender melhor esse contexto:

Um fator relevante que não posso deixar de mencionar são os diversos blogs educativos que existem e que são referência para muitos professores hoje na internet. 

Poderia citar vários blogs, porém não é possível porque ficaria muito longo este post, então fiz uma pesquisa na internet e encontrei alguns blogs de professores regentes que estão em sala de aula.

Conheça agora um pouco da vivência pedagógica destes professores na web:

ferramentasprofessor-blog

  • História do 6° ano – A professora disponibiliza conteúdos de sua disciplina para seus alunos do 6° ano. Os alunos participam interagindo com ela através dos comentários no blog.   O blog do 6°ano apresentou uma matéria no Globo Educação, aproveite agora e veja a entrevista na íntegra, e o vídeo onde a professora de história, Alessandra, fala sobre essa experiência. Assista agora!

Outro ponto interessante é que o blog tem uma página no Facebook. Confira aqui no link!

  • Meio Ambiente:  Cuidando do meio ambiente. A professora de química e biologia teve a ideia de criar um blog para transmitir lições sobre como preservar o meio ambiente para seus alunos com vídeos, textos, slides,etc. Idioma: espanhol.
  • Memória de trabalho – Nesta página a professora compartilha suas experiências com a tecnologia em sala de aula. Super interessante!
  • Acrópole – O professor disponibiliza projetos e experiências realizadas com os alunos. Um espaço destinado ao estudo da História e interação entre os estudantes.
  • Blog de Física O professor de Física aborda exercícios de sua disciplina.
  • Blog de Ciências:  Mais um blog de conteúdo para professores. Nesta página a professora de Biologia disponibiliza temas relevantes para alunos do ensino fundamental e médio
  • Blog de Matemática: Atividades online para os alunos, vídeos, textos e muito mais…Adorei esse blog!

Novas Páginas:

Blog de Biologia : O professor também acrescenta em seu blog, vários textos, slides e atividades para os alunos, além de uma página no Facebook.

Blog de Educação Física:  O blog tem como conteúdo os assuntos vistos em sala de aula para dar maior suporte aos alunos. O professor também inseriu textos de motivação, link para outros sites, etc.

Site (Google Sites)

Língua Portuguesa : Um site criado pelo Google sites. Nesta página o professor de português inseriu vários exercícios pelo hotpotatoes.

 

E para você professor(a) que deseja ter um blog pedagógico, neste link você vai encontrar algumas dicas para criar seu primeiro blog.

Um tutorial que vai te ajudar a dar os primeiros passos no mundo da blogosfera de maneira simples, prática e gratuita, veja agora!

Obs: Agora se você já tem blog, sinta-se convidado a compartilhar sua página digitando o endereço nos comentários que segue logo abaixo!

Vídeo: Como CriBlogar um Blog Pedagógico em Minutos…

O  passo a passo para você criar o seu blog, clique aqui!

Abraço, te espero lá!

Ps: Se você deseja ir mais além… Conheça o curso ” Blogs para Professores” da professora Cristiane Mendes. Já fiz este curso e recomendo porque não se trata apenas de um curso para aprender a criar um blog pedagógico, mais aprender novas estratégias para ampliar ainda mais suas aulas com os blogs. Clique bem aqui!

 

Elaine

Professora, Empreendedora e Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital. Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

15 Comentários

  1. Olá,

    Adorei o site. O visual é incrível e dinâmico e o conteúdo riquíssimo, servindo de inspiração e suporte para os educadores que pretendem utilizar os recursos virtuais em sua prática docente.

    Parabéns pela iniciativa e agradeço o seu contato.

    Convido-a para curtir nossa fanpage no Facebook:

    http://www.facebook.com/acropole.edu

    Apareça mais vezes no Blog e um abraço,

    Professor Rodolfo.
    Blog Acrópole – História & Educação

    • Obrigada também Rodolfo:

      Fico feliz que tenha gostado desta página!

      Adoro compartilhar conhecimentos e interagir com os colegas professores. Neste universo da internet vamos trocando experiências e saberes. Parabéns mais uma vez pelo seu blog (Acrópole) ele também é uma referência!

      Obrigada pela interação, irei visitar sua fanpage agora!

      Grande abraço!

  2. Lucia Aragao

    Olá Elaine, boa noite!
    Gosto muito do seu trabalho e principalmente as ideias e dicas que voce passa para nos aqui deste lado. Gostaria de saber se o Blogue ( assim como esse seu) pode conter um acesso ( link, pagina) para venda de produtos tipo camiseta personalizada deita pelos alunos? pode ser acrescentado o aceso para podermos vender alguns produtos e ser pago no cartao? Aguardo retorno

  3. Olá Lúcia:

    Obrigada pela interação e participação nesta página. Fico feliz que esteja gostando das postagens do blog, tudo é feito com muito empenho e carinho para vocês professores!

    Quanto a sua pergunta, sim é possível acrescentar um link para venda de produtos no blog. Tem o PagSeguro , eles oferecem ao cliente o botão de pagamento, veja neste site https://pagseguro.uol.com.br/#rmcl.

    Tanto pela plataforma Blogger como WordPress, você pode criar uma página só para a venda das camisas e acrescentar um link para opção de pagamento feito pelo cartão. Basta acessar o site do PagSeguro, fazer um cadastro e seguir os passos. Na página do blog ” artesanato educacional” você vai ver que o pagamento dos cursos são feitos pelo PagSeguro.

    Espero ter ajudado querida!

    Qualquer dúvida , estou por aqui!

    Abraço!

  4. CLAUDIA MARIA PEREIRA CASELLATTO

    Olá!! Adorei o site e o E-book, obrigada por compartilhar !!!
    Sou professora e atuo como PAPE (Prof. de Apoio aos Programas Educacionais) no lab. de informática em parceria com as professoras regentes de sala de aula planejando e elaborando atividades com o objetivo de incorporar a tecnologia ao currículo escolar. Gosto muito do que faço por ser uma atividade dinâmica, com aprendizados diários das possibilidades e recursos que podemos utilizar a favor da educação. E seu site é um dos que visitarei para buscar conhecimento e aplicativos novos!!! Construi e gerencio os blogs: da escola que atuo : http://emebpaulot.blogspot.com.br/ ; http://tecnopaulot.blogspot.com.br/ ; http://educaecomunica.blogspot.com.br/

    Abraço
    Claudia

    • Obrigada pela visita Claudia!!
      Fico muito feliz com suas palavras querida, seja bem vinda!

      Legal seus blogs, parabéns pela iniciativa e que belo trabalho você está fazendo em sua escola, adorei conhecer os trabalhos, projetos e atividades!

      Como diz uma amiga minha ” é na troca de experiências que construímos novos saberes”.

      Qualquer dúvida é só deixar o recado aqui nos comentários!

      Forte abraço e volte sempre:-)

  5. Jacqueline Guimarães

    Olá Elaine!!! Adorei o seu trabalho! Não há como negar o quanto a tecnologia pode nos ajudar bastante no processo de ensino e aprendizagem.

    Elaine, no blog há a possibilidade de inserirmos textos para que seja feito o download pelos alunos ou qualquer outro visitante?

    Aguardo a sua resposta.

    Desde já agradeço

    • Olá Jacqueline:

      Muito obrigada pela interação aqui no blog, fico super feliz que tenha gostado. Sobre a sua pergunta pode sim, você pode inserir um link pelo Google drive ou Dropbox, são aplicativos que oferecem esse tipo de serviço. Você pode procurar também no youtube, acho que deve ter algo ensinando, mas estou me planejando para em breve postar um vídeo que fale sobre esse assunto.

      Grande abraço querida, em meu canal no youtube tem alguns vídeos também!
      canal o youtube: ferramentas do profesor

      Qualquer dúvida estou por aqui, bjs!

      • Jacqueline Guimarães

        Oi Elaine!
        Eu coloquei links que direcionam os alunos para a pasta do Ondrive que é do hotmail, em que criei um outro perfil. Mas creio que essa forma que você indicou é mais fácil para quem está acessando e pra mim que administro o blog.
        Ficaria muito agradecida se você fizer um vídeo explicando sobre, pois apesar de ter conta do gmail ainda tenho muito dificuldade e desconheço a maioria das ferramentas que ele oferece.

        Obrigada pelo retorno!

        • Ok Jaqueline, em breve estarei postando um vídeo sobre esse conteúdo!

          Grata pela interação,

          grade abraço!

  6. juci costa

    ola gostei do que li me esclareceu muitas duvidadas

    • Olá Juci:

      Fico feliz que este post tenha sido esclarecedor para você. Obrigada!

  7. Gostei muito das dicas de criação de blog. Parabéns pelo conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *