Professora Andréa Barreto: Como motivar alunos desinteressados com os blogs

Olá queridos leitores do blog Ferramentas do Professor:

É com muita alegria que hoje vamos conhecer mais uma experiência inovadora. Nossa convidada  é a educadora e professora de Ciência e Biologia Andréa Barreto.

Ela mesma escreveu a sua história e vai revelar como fez para motivar alunos desinteressados usando os recursos da internet. Da série Blogs Educativos: Sala de Aula sem Fronteiras

Aproveito para agradecer sua participação e interação aqui no blog professora Andréa, receba nosso carinho e admiração. Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo com o seu blog!

 Conheça agora esta belíssima e inspiradora experiência: 

como motivar os alunos?

Professora Andréa Barreto

Sou Professora de Ciências e Biologia desde 1993, em escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro. Dar aula para mim está no meu DNA: filha e sobrinha de Professores. Minha família não faz reunião, faz Conselho de Classe. Tenho tios e tias Professores de Matemática, História, Geografia…; sou filha de uma Professora de Português , Latim e Grego; minha família tem mestres de todas as áreas e de todos os anos de escolaridade.

 Não fugi à regra. Mas dar aulas supõe, para mim, inovar. Não adianta dar a mesma aula anos e anos seguidos. Não adianta repetir a mesma aula para turmas diferentes, mesmo com turmas do mesmo ano de escolaridade e não adianta se apegar a velhos vícios. Sempre fui de “inventar moda”, nas palavras de uma diretora amiga.

E nessa, de inovar, percebi que tinha que virar a mesa. Em 2006, notei um que minhas turmas estavam totalmente desinteressadas. Não queriam mais meu blá, blá, blá… E olha que leciono Ciências e Biologia que, via de regra, é muito interessante para a maioria. Mas… as turmas não viam nenhuma novidade no que eu falava. Matutei muito sobre aquilo e descobri da maneira mais inusitada um caminho.

criei um blog

Eu tinha acabado de entrar no Orkut (uma antiga rede social) e muitos alunos me pediam para ser amiga deles. Aceitava, como aceito até hoje no Facebook, e, olhava o que eles faziam. Muitos me pediam para comentar os Blogs deles.

Nessas olhadas nos Blogs pessoais, percebi que aquilo “dava samba.” Montei um Blog com data para acabar e com a finalidade de disponibilizar material para uma feira de Ciências que ia montar. Quando a feira acabasse, o Blog seria desmontado. E foi o que aconteceu. No entanto, notei a diferença em sala de aula, os alunos se interessaram não só pela feira ( pois estavam acostumados a fazer) mas pelo conteúdo.

Resolvi, então, fazer outro Blog: O Dicas de Ciências (http://dicasdeciencias.com ) em 2007. Este com conteúdos, ideias, tira dúvidas, pontos de estudo… Pronto! Meus alunos voltaram a se interessar na aula.

capture-20150216-185638

A sala de aula pegava fogo, as mãos levantavam, as bocas falavam: “Andréa, no seu Blog…”, “Professora, lá no Dicas…”

O que eu fazia em sala era indicar o artigo no Dicas de Ciências onde eles encontrariam a aula data,  lá eles liam e tiravam as dúvidas. Meninos e meninas mais tímidos tomavam coragem e me pediam ajuda via o Blog. E no Blog mesmo, eu respondia.

Em 2013, resolvi trocar a lógica de sala de aula. Pedia para a turma ler e fazer aulas no Moodle ( usando links do Dicas ), conteúdos que os meninos nunca tinham visto e depois, em sala, aprofundava, tirava dúvidas e reorganizava a matéria.

Essa é a lógica da aula invertida ou flipped classroom : “os alunos aprendem o conteúdo em suas próprias casas, por meio de videoaulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. A sala de aula é usada para a realização de exercícios, atividades em grupo e realização de projetos. O professor aproveita para tirar dúvidas, aprofundar no tema e estimular discussões. “ Ver em Porvir (http://porvir.org/wiki/sala-de-aula-invertida-2 )

O Blog Dicas de Ciências criou asas, hoje em dia é usado por muitos alunos que não são meus ( ou são?) e Professores, profissionais que querem fazer diferente.

Por fim, Professor inove. Faça diferente, faça a diferença.. Não adianta ficarmos esperando as condições ideais de trabalho aparecerem para a gente ousar. Ousem com coragem e responsabilidade.

dicas_4

Dica do Blog Ferramentas do Professor:

Ps: Se você deseja ir mais além… Conheça o curso ” Blogs para Professores” da professora Cristiane Mendes.  Não se trata apenas de um curso para aprender a criar um blog pedagógico, mais aprender novas estratégias para ampliar ainda mais suas aulas com os blogs. Clique bem aqui!

Fica a dica:-)

Elaine

Professora, Empreendedora e Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital.
Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

5 Comentários

  1. Rosie

    Muito bom! Blog ótimo. Conteúdo e dicas sempre úteis. Parabéns. Tenho indicado aos colegas.
    Sucesso!

    • Obrigada Rosie, ficamos felizes que esteja gostando do conteúdo querida, volte sempre:-)

      Foorte abraço,

      Elaine.

    • Que bom que você gostou, Rosie!
      Eu mantenho o Blog Dicas de Ciências e observo como os Professores tem usado. Muito legal mesmo.
      Ponho-me a sua disposição para quaisquer trocas de informações e/ ou práticas. É na troca que enriquecemos as nossas ações!
      Beijos

  2. fidelice souza

    conteudos e dicas soa sempre bom.parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *