Criando Atividades e provas online com o Google Drive:

Criar atividades e provas online usando os recursos da internet, é economizar tempo para elaborar e corrigir provas e trabalhos. 

Você que é  professor, seja de escola, universidade ou que trabalha como tutor na Educação à distância,  gostaria de criar suas próprias atividades  online utilizando as ferramentas gratuitas da internet de forma simples e prática ?

tecnologia-avalia-educacao

Outra pergunta:

Já imaginou em elaborar e criar provas ou  atividades online com questões objetivas e subjetivas e ainda inserir vídeos e imagens? Pensou na possibilidade em não ter que andar com uma pilha de provas na pasta e simplesmente arquivá-las em um programa e corrigir tudo pelo computador em qualquer lugar, seja em casa, na escola, universidade ou até mesmo viajando?

cdc83ato7po42ijuctapuc21d

E ainda ter a facilidade de enviar as notas dos seus alunos por e-mail à secretaria de sua Instituição? Sem falar que para fazer tudo isso, você não precisa ser um especialista em internet ou algo parecido. Basta conhecer e aprender a utilizar de forma pedagógica as ferramentas adequadas para seus projetos.

Talvez você já tenha procurado na web e não encontrou nenhum programa que resolvesse seu problema de forma prática e segura. Procurei na internet e encontrei alguns softwares,  não cheguei a testar todos, mas pela leitura que fiz, muitos ainda não são tão seguros e você ainda corre o risco de danificar seu computador.

O que estou querendo mostrar a você é que para criar atividades  online usando os recursos da tecnologia ou outros que você possa encontrar na internet, deve estar bem  atento aos seguintes riscos:

  1. Baixar programas no seu computador e  correr o risco de danificar sua máquina, (porque não temos segurança se esses programas são confiáveis).
  2. Perder “tempo” tentando aprender a usar alguns programas que não possuem a versão em português.

 

    Vantagens para usar o Google drive:
  • Poder elaborar, salvar, modificar, visualizar e enviar suas atividades online em qualquer lugar que tenha acesso a internet. 
  •  Criar atividades simples para memorizar ou revisar os conteúdos vistos em sala de aula.
  • Não correr o risco de instalar programas em seu computador e danificá-lo.
  • Utilizar um programa gratuito da internet a qualquer hora do dia e da noite .
  • Receber em seu e-mail as respostas dos alunos e ter a liberdade para corrigir e enviar à secretaria de sua escola ou Universidade, também por e-mail.
  • Inserir sua atividade em seu blog ou site.

E para usar você só precisa ter uma conta no Gmail e com o aplicativo formulários e criar várias atividades.

 

Na instituição onde trabalho alguns professores que foram orientados por mim fizeram como atividades de recuperação paralela, simulados e trabalhos escolares. A experiência foi interessante e os alunos não sentiram dificuldades.

Vou apresentar para você uma  atividade que foi realizada durante os meses de Maio e Junho no ano de 2014 com alunos do 9° ano. Disciplina de Educação Física:

Vejam a atividade:  Atividade de Educação Física

Navegando pela internet encontrei essas atividades online do Google drive realizadas por outros professores em 2011, serve como novos modelos de atividades e provas para você conhecer e ver as diversas possibilidades de avaliações que podem ser feitas com google drive.

Clique no link abaixo para visualizar: Atividades com o Google drive (antigo Google docs) Grande abraço!

Atividades Online com o Google Drive: Confira o passo a passo!

 

 

 

 

 

Elaine

Professora, Empreendedora e Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital.
Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

9 Comentários

  1. Cláudia Sá

    Como comprar o livro?

    • Olá Cláudia:

      Sobre o e-book você só precisa digitar seu e-mail, não precisa comprar.

      Obrigada pela visita e interação querida, volte sempre:-)

      Abraço,

      Elaine

  2. Ione

    Boa noite Elaine,

    Estou muito agradecida por compartilhar com todos seus conhecimentos. Gostaria de saber se no google drive os alunos têm acesso e como. você poderia me auxiliar quanto a isso? Agradeço mais uma vez.
    Abraços

    • Olá Ione. Para que seus alunos possam ter acesso ao seu Google drive, você tem duas opções: pode enviar o arquivo para o e-mail deles ou criar um blog (exemplo: blogspot) que já é do próprio Google. Depois é só enviar para os alunos o endereço do blog e eles podem acessar em qualquer lugar, assim também como o e-mail!

      Aqui em meu blog explico como criar um blog pedagógico de forma simples e rápida.

      Beijos querida espero ter ajudado e mais uma vez, obrigada por me acompanhar. qualquer dúvida é só chamar!

  3. Ione

    Gostaria de agradecer muito por me auxiliar na construçao de novas ferramentas para trabalhar com meus alunos. Vou acompanhar sempre.

    Estou tentando seguir suas orientações, acho que está dando certo.

    Bjs Ione

    • Obrigada Ione, fico muito feliz em saber que o conteúdo deste blog esteja ajudando você. Suas palavras me fortalecem ainda mais. Grata querida.
      bjs!

      • Ione

        Muito Obrigada pelo carinho e retorno.
        Abraços Ione

  4. Iris

    Olá, Eliane. Parabéns pelo blog. Vc conhece alguma ferramenta semelhante ao Google formulário, mas que tenha um timer? Por exemplo: a partir do início, o aluno tem 60 minutos pra concluir as respostas. Obrigada! Profa Iris

    • Oi Iris:

      Eu conheço a plataforma Moodle que é bem interessante, você pode programar o dia e a hora das avaliações. Hoje temos vários cursos online que ensinam ao professor criar a sua página no Moodle. Veja este por exemplo:
      Criando um Projeto Prático com o Moodle:
      http://bit.ly/2vtFdf9

      Espero ter ajudado e obrigada pela interação, volte sempre querida!
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *