Por que contar histórias na Educação Infantil?

Por que contar histórias na Educação Infantil?

” Porque contar histórias na educação infantil? ”  é uma forma criativa de ajudar uma criança a desenvolver seu pensamento crítico, cultural e sua personalidade. As histórias enriquecem o vocabulário infantil e ampliam seu mundo com novas ideias e conhecimentos.
A literatura infantil torna-se um processo desafiador e motivador pela transformação que causa nas crianças. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.

Você pode criar sua historinha com massinha de modelar também, veja sugestão neste site, clique aqui!

 

Como contar histórias?

05 dicas básicas para contar histórias e encantar seu público:

  1. Escolha histórias que despertem o interesse das crianças, que faça parte do universo infantil.
  2. Procurar ambientes diferenciados para contar histórias, é uma ótima estratégia para deixar o momento mais agradável e inspirador.
  3.  Conheça a história que vai apresentar, o desconhecimento do texto traz insegurança para quem conta e nem sempre prende a atenção dos alunos.
  4. Faça suspense sobre a história pois, é importante despertar a curiosidade nas crianças para atraí-los no momento da narração. 
  5. Envolva as crianças na história. Buscar a participação delas fazendo questionamentos de forma que elas possam interagir com a história que está sendo contada

 

Para enriquecer este post, compartilho com você dois cursos online que considero importantes para a formação de professores sobre contação de histórias:

 

Cursos online com Certificado:

 Site 24 horas:

O site 24 horas tem um curso bem interessante ” Contadores de Histórias”. Este curso é totalmente online e tem carga horária de 40 horas. Você vai conhecer as principais técnicas para contar histórias e os principais tipos de narrativas utilizadas, seus autores, curiosidades, entre outros. 

Veja alguns módulos do curso:

  1. Origem da Educação Infantil
  2. Tipos de Histórias
  3. Como contar histórias
  4. Perfil do contador de histórias

 

Contação de Histórias e Atividades Lúdicas:

É um curso completo, tudo que você precisa em termos de recursos lúdicos para contar histórias e encantar seu público. Este curso é ministrado pela professora Jocinete Amorim que  é Pedagoga, Especialista em interdisciplinaridade, Magistério do Ensino Superior e Educação Infantil.

Contação de Histórias e Atividades Lúdicas é cem por cento online e você faz no seu ritmo e no seu tempo. Com carga horária de 60 horas, ela vai te ensinar a produzir e confeccionar seu material  de forma prática e sem complicações. 

O Curso Conta de Novo ensina através de métodos simples, maneiras de Contar Histórias Infantis de forma lúdica e divertida. O conteúdo está dividido em 7 módulos. Clique aqui e veja com seus próprios olhos esta maravilha da curso da professora Jocinete Amorim. 

 

 


 

Espero que este texto tenha sido útil a você, grande abraço!

Elaine.

[Curso Gratuito]  Professor 3.0 - os desafios de ensinar na era digital!

Elaine

Professora Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital. Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *