Professores que Fazem a Diferença – Blogs Pedagógicos

 Blogs Pedagógicos : Uma ferramenta de Aprendizagem!

 

É com alegria que venho compartilhar mais uma experiência sobre Blogs Pedagógicos. Desta vez eu tenho a honra de apresentar a você o trabalho da professora Clarice Menezes, que usa seu blog como uma ferramenta de ensino e aprendizagem.

 

 “O uso do blog pedagógico facilita a vida do professor, do aluno e todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”.

 

Leia a entrevista!

1.O que levou você a criar um Blog Pedagógico?

O uso do blog pedagógico facilita a vida do professor, do aluno e todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.  Deixa as aulas mais dinâmicas e interativas, os alunos mais participativos e colaborativos, além de promover a proximidade entre educadores e educandos. Foi através deste recurso que pude detectar ao longo da prática pedagógica o que funcionava e o que eventualmente precisava ser deixado de lado.

O blog é uma ferramenta digital disponível onde são publicados textos, vídeos, imagens, músicas e links. Mas é preciso ter em mente que as modificações não surgem do nada e sim da observação das ações. Sem isso, nós professores, corremos o risco de nos aventurarmos e não atingirmos os resultados desejados. Para tanto, nada melhor do que o registro de trabalho, planejamento, processo e resultados necessitam de anotações permanentes.

 

 

“Não é preciso se tornar um especialista da blogosfera, mas é importante estar com disposição para ser um professor facilitador das novas experiências”.

 

  1. Que dicas você daria para os professores que ainda não tem um blog?

Não é preciso se tornar um especialista da blogosfera, mas é importante estar com disposição para ser um professor facilitador das novas experiências, compartilhando informações, conteúdos e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Há excelentes sites e vídeos tutorias na internet e até mesmo cursos gratuitos que ensinam a montar um blog.

O importante é dar o primeiro passo nessa direção. Afinal, ter um blog acelera e facilita o compartilhamento de informações, funciona como portfólio e repositório de objetos de aprendizagem.

Ao final do ano letivo, o professor terá acesso a tudo o que foi produzido, podendo refletir sobre a sua prática docente com o intuito de aperfeiçoar a metodologia de trabalho e alcançar melhores resultados.  Além disso, ter um espaço próprio para publicar artigos, textos e apresentações permite interagir, não só com os estudantes, mas também com outros profissionais de educação.

 

Com os Blogs Pedagógicos, as aulas se tornam mais dinâmicas, interativas e os alunos mais participativos e colaborativos”.

 

Se você deseja ler mais sobre a experiência da professora Clarice Menezes, leia este post em seu blog sobre 05 motivos para você ter um blog e conheça melhor o seu trabalho e suas experiências em sala de aula.

Este artigo te ajudou? Comenta  aqui abaixo no campo dos comentários, será um prazer trocar ideias e experiências com você! Aproveita para compartilhar com seus amigos professores, ok?

Forte abraço e sucesso!

 

 

Elaine

Professora, Empreendedora e Especialista em Informática Educativa desde o ano de 2007 e é uma entusiasta pelas Novas Tecnologias e Empreendedorismo Digital. Além de oferecer dicas e vídeos tutoriais, o blog ferramentas do professor tem como objetivo divulgar cursos online e compartilhar experiências com outros professores.

Website: http://ferramentasdoprofessor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *